9 Filmes sobre o mercado financeiro que valem a pena assistir

6 minutos para ler

Assistir a filmes sobre o mercado financeiro é uma forma divertida de aprender sobre finanças, investimentos e economia. Eles apresentam histórias sobre diferentes contextos de mercado, políticos e sociais – e são capazes de entreter e ensinar.

Se você gosta de aprender sobre o mercado financeiro, conhecer algumas particularidades deste ambiente e acompanhar histórias inspiradoras, está no post certo.

Nele, vamos lhe ajudar a montar uma lista completa de filmes para maratonar no seu próximo final de semana – seja na televisão por assinatura ou nos serviços de streaming.

Continue a leitura e confira 9 filmes sobre investimentos e mercado financeiro que valem a pena assistir!

1. Margin Call — O Dia Antes do Fim

Margin Call é um filme inspirado na crise de 2008. A narrativa se passa em uma empresa de investimentos de Nova York, poucas horas antes da queda da bolsa. Na iminência da crise, a corretora de valores demite inúmeros funcionários.

E nem mesmo o chefe de departamento de análise de risco é poupado. Antes de sair, ele deixa com outro colaborador um pendrive que contém relatórios que podem por fim à empresa. Agora, o objetivo é vender todas as ações antes que algum investidor descubra que elas perderam valor.

2. Grande Demais Para Quebrar

Sob a ótica de Henry Paulson, ex-secretário do Tesouro americano, esse filme conta a história da crise de 2008. O enredo aborda como Paulson e sua equipe tentam salvar a economia dos Estados Unidos em um dos momentos de maior instabilidade econômica do país.

Apesar dos esforços, um dos maiores bancos americanos acaba quebrando. O nome da obra aborda como a falência de algumas empresas – como grandes instituições financeiras – poderia resultar em consequências arrasadoras para toda a sociedade.

3. A Grande Aposta

A Grande Aposta ganhou o Oscar 2016 como melhor roteiro adaptado. O longa conta com as atuações de Brad Pitt, Christian Bale, Steve Carell e Ryan Gosling. Os personagens pertencem a um grupo de investidores que percebe que a crise de 2008 vai acontecer.

Com a iminência do estouro da bolha imobiliária, os agentes financeiros buscam entender como isso acontecerá e como é possível lucrar nesse momento.

O filme tem tom divertido e didático, sendo essencial para quem se interessa pelo tema. Com ele, é possível entender como a crise dos subprimes começou e resultou no grande colapso na economia dos Estados Unidos.

4. Rogue Trader (A Fraude)

Em A Fraude, acompanhamos a história de um funcionário do Barings Bank, interpretado por Ewan McGregor. Ele começa a carreira como escriturário, mas tem o desejo de crescer na vida profissional e subir de cargo.

Assim, ele se torna corretor da bolsa em Singapura. Nessa função, o profissional precisa montar operações no mercado de opções e futuro. Após um primeiro ano de trabalho excepcional e com excelentes ganhos, um esquema ilegal é revelado.

Além de esconder as perdas sofridas em uma conta da empresa, ele agiu ilegalmente em muitas situações. As consequências são catastróficas e o filme mostra como é importante ser transparente e seguir regras no mercado.

5. O Lobo de Wall Street

Esse é um dos filmes sobre o mercado financeiro mais famosos da lista. O Lobo de Wall Street aborda a história de Jordan Belfort, que realmente foi um corretor de títulos imobiliários nos Estados Unidos.

Interpretado por Leonardo DiCaprio, Belfort aproveitou as brechas do sistema para ganhar dinheiro e fazer a sua empresa ser uma gigante do setor. No entanto, o envolvimento do executivo com fraudes e esquemas ilegais, somado a uma rotina exuberante de festas, vícios e gastos fizeram com que o futuro do corretor não fosse tão promissor.

6. Quants: Os Alquimistas de Wall Street

O documentário de 2010 conta a história dos especialistas em desenvolver modelos matemáticos e estatísticos avançados. Úteis para definir riscos e valores, os sistemas são utilizados em alguns setores do mercado financeiro – como nos fundos quantitativos.

A obra mostra o quanto o mercado financeiro pode ser dependente desses modelos. E aborda alguns pontos de vista bastante controversos em relação à análise quantitativa e aos fundos quant.

7. Enron: Os Mais Espertos da Sala

Esse documentário conta a história da Enron, empresa americana do setor de energia que chegou a ser a sétima maior companhia do país. Diante de um escândalo financeiro envolvendo fraudes fiscais, a organização quebrou no fim de 2001.

A empresa foi considerada por diversas vezes como a mais inovadora dos Estados Unidos, mas a fraude fiscal acabou com o investimento dos acionistas. Afinal, as ações perderam completamente o valor no mercado.

Além das trapaças realizadas, foram constatados dribles fiscais, uso de informações privilegiadas e manipulação de preço. O filme conta todos os detalhes sobre a queda da companhia, que resultou em uma dívida de 13 bilhões de dólares.

8. O Primeiro Milhão (Boiler Room)

Esse filme mostra um ambiente de festas, viagens, carros, drogas, dinheiro e investigações do FBI, semelhante ao cenário das empresas de Jordan Belfort – o Lobo de Wall Street. Estrelado por nomes famosos do cinema, como Ben Affleck e Vin Diesel, a produção se passa em um cenário fictício.

No enredo, jovens na faixa de 20 anos se tornam milionários em pouco tempo. Em uma sala de uma corretora de valores suspeita, corretores atraem investidores inocentes e são recompensados com prêmios luxuosos. A perseguição pelo dinheiro, muitas vezes, envolve passar por cima da lei.

9. Becoming Warren Buffett

Produzido pela HBO, esse documentário recente conta a trajetória do famoso investidor Warren Buffett. Ele é um dos homens mais ricos do mundo e um importante nome quando o assunto é estratégia de investimentos.

O longa mostra alguns hábitos e rotinas do megainvestidor norte-americano, além de situações da sua infância. Pontos atuais também são abordados, principalmente ao que se refere ao funcionamento da sua empresa, a Berkshire Hathaway.

Se você se interessa pela vida pessoal e profissional de Warren Buffett, essa obra é imperdível. Um ponto interessante desse documentário está no fato de que é possível aprender sobre o estilo de vida e o mindset dos maiores investidores do mundo.

Gostou de conhecer 9 dos melhores filmes sobre o mercado financeiro? Eles podem ser uma ótima opção para quem deseja aumentar seus conhecimentos sobre mercado, finanças e investimento enquanto aproveita um momento de lazer!

Agora, que tal aproveitar para fazer um teste e descobrir se você sabe lidar bem com o dinheiro? Clique aqui e faça o teste agora!

Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário