Tecnologia e investimento: por que os fundos quant valem a pena?

6 minutos para ler

Os fundos quant ou fundos quantitativos são alternativas de investimentos que utilizam tecnologia para tomar decisões. Isso permite que o foco esteja em aspectos quantitativos, ou seja, em análises dos números e do desempenho geral.

Por suas características, eles apresentam alguns elementos importantes para os investidores. Assim, podem trazer vantagens interessantes para determinados perfis. Quer conhecer mais sobre eles?

Veja a seguir por que os fundos quant valem a pena!

Como é a relação entre tecnologia e investimento?

Um fundo de investimento é uma modalidade coletiva. Os participantes adquirem cotas dele e contam com um gestor profissional para investir os recursos. A gestão, então, decide onde alocar o dinheiro em busca de bons resultados.

Para os fundos quant, também funciona assim. Mas há um diferencial importante — que é a relação entre tecnologia e investimentos. Por meio de algoritmos e sistemas, a tomada de decisão é precisa.

Então, a tecnologia permite realizar diversas análises complexas, a fim de entender padrões dos ativos e encontrar oportunidades. A partir disso, há a indicação sobre a tomada de decisão. Logo, as operações são realizadas de acordo com o que os algoritmos indicam.

Quais são as vantagens dos fundos quant?

Por causa do caráter estatístico e analítico, um fundo quant apresenta alguns benefícios que garantem destaque a ele. Veja quais são os principais pontos positivos!

Retirada do componente emocional

Mesmo que a decisão dos fundos de investimentos seja tomada por um gestor qualificado, é comum que haja um fator emocional envolvido. Afinal, as pessoas sempre estão vulneráveis a vieses emocionais e cognitivos da sua experiência.

O problema é que a presença das emoções pode aumentar os riscos de ocorrerem erros e perdas. Então, a performance pode não alcançar desempenho máximo. Com os fundos quant, por outro lado, pode-se chegar a uma decisão que é mais racional e pragmática.

Realização de análises completas e robustas

Com os algoritmos, é possível processar um grande volume de dados, de diferentes fontes. Há opções, inclusive, que monitoram mercados no mundo inteiro, em busca de indicações para alocar os recursos.

As análises acontecem em questão de segundos e, naturalmente, estão acima da capacidade humana. Por mais competente que um gestor seja, ele não será capaz de realizar sozinho tantas análises complexas com precisão e rapidamente.

Consistência de resultados

Todas as análises dos algoritmos que baseiam as decisões de investimentos podem ser repetidas em outras situações. Afinal, as metodologias são bem definidas, com estratégias de investimentos desenvolvidas para os fundos.

Desse modo, há como ter precisão e, principalmente, consistência na obtenção de resultados. Isso permite retirar o fator da aleatoriedade de desempenho e é possível obter uma performance consolidada ao longo do tempo.

Possibilidade de resultados melhores

As características que você viu até aqui podem trazer aos fundos quant a vantagem de resultados melhores. Afinal, com riscos mais controlados e com a ajuda da tecnologia na análise de dados, é possível seguir uma estratégia interessante.

Além de tudo, é normal que o desempenho seja otimizado com o tempo, ao contrário de outras opções tradicionais. Isso se dá pelo aprendizado da máquina — que ganha intensidade com a alimentação de outros dados. Assim, os algoritmos ficam cada vez melhores.

Os fundos quant valem a pena para a sua carteira?

Saber se os fundos quant valem a pena para você depende das suas preferências. Eles podem ser uma forma de diversificar a sua carteira, principalmente pela descorrelação com outros fundos. A objetividade faz com que os fundos quant sigam um comportamento diferente dos demais.

Na prática, você terá cotas de um fundo que não acompanha a direção de outros. Assim, pode trazer equilíbrio para seu portfólio. É uma estratégia, por exemplo, para evitar a falsa diversificação de carteira — que poderia deixá-la vulnerável aos riscos.

Outro ponto positivo dos fundos quant para investidores é que eles são bem variados e podem investir em diversos ativos. É mais comum que eles sejam fundos de ações ou multimercado. Nesse caso, pode haver direcionamento de recursos para múltiplos ativos.

Como escolher um fundo quant?

Depois de perceber que os fundos quant valem a pena para a sua carteira, é o momento de descobrir como selecionar o seu.

A seguir, veja quais são os fatores essenciais para a decisão!

Entenda seu perfil e seus objetivos

Para começar, é preciso compreender qual é o seu perfil de investidor. Lembre-se de que os fundos quant são uma alternativa de renda variável. Portanto, envolvem alguns riscos.

É necessário entender qual é o seu apetite ao risco e o quanto está disposto a se expor. Investidores moderados podem escolher opções menos arriscadas para a diversificação, por exemplo. Já os arrojados podem investir na alta exposição às condições de mercado.

Além disso, pense também em quais são os seus objetivos. Entender o que você pretende ao investir e por quanto tempo deseja deixar o dinheiro alocado é essencial. Assim, é possível cruzar as informações com a atuação dos fundos.

Avalie a gestão

Outro ponto importante consiste em entender como é feita a gestão do fundo. Como estamos falando de fundo quant, não basta que o tomador de decisão seja experiente ou capacitado. É necessário que a tecnologia usada seja adequada.

O ideal é recorrer a uma instituição com estratégias desenvolvidas e consolidadas ao longo dos anos. Conheça a tecnologia utilizada e priorize fundos que usem métodos científicos e confiáveis.

Conheça o histórico do fundo

Mais um elemento para analisar antes de escolher é o histórico do fundo. A ideia é entender como ele tem se comportado ao longo do tempo e qual tem sido a rentabilidade conquistada.

Lembre-se de que ganhos passados não garantem o futuro, mas é importante verificar se eles estão sendo consistentes nos últimos anos.

Explore as alternativas do mercado

Depois de considerar todos os aspectos citados, você terá uma ideia de qual é o fundo certo para as suas preferências. Então, será possível explorar as oportunidades disponíveis no mercado e ver o que se encaixa melhor.

Vale a pena, inclusive, priorizar as opções disponibilizadas por gestoras seguras e consolidadas no mercado. Assim, você eleva as chances de obter melhores resultados com seus aportes.

Como você viu, os fundos quant utilizam a tecnologia a partir de algoritmos e programas para alcançar melhores resultados. Com a escolha mais adequada para a sua carteira, eles podem ser uma boa alternativa para o seu portfólio!

Quer aprender mais sobre Fundos Quant? Acesse nosso kit e acesse nossos melhores materiais sobre eles!

Posts relacionados

Deixe um comentário

fundos quant