Por que um fundo fecha para captação?

6 minutos para ler

Imagine que você tenha encontrado um Fundo de Investimento compatível com o seu perfil e os seus objetivos. Além disso, ele tem uma perspectiva de rendimentos que você considera satisfatória. Então, na hora de comprar algumas cotas, vem a surpresa: o fundo está fechado para captação.

Se isso ainda não aconteceu com você, saiba que, mais cedo ou mais tarde, poderá ocorrer. Mas, afinal, por que um fundo fecha? Algumas pessoas acreditam que, quanto mais dinheiro o fundo recebe, melhor. No entanto, nos tópicos à frente, você verá que não é bem assim.

A seguir, você entenderá por que um fundo fecha e saberá como descobrir se ele está fechado para captação. Confira!

O que é o fechamento de um fundo?

Antes de entender por que um fundo fecha, é importante que fique claro o que é o fechamento de um fundo. Para isso, é bom ter em mente os conceitos de fundo aberto e fechado, evitando confundi-los.

No caso de um fundo aberto, é possível fazer aportes e resgates a qualquer momento. Novos cotistas podem começar a investir, e os antigos podem comprar novas cotas.

No entanto, em um fundo fechado, depois que termina o período de captação, não é permitida a entrada de novos cotistas, nem novos aportes por parte dos antigos investidores. Além disso, o resgate do valor investido só pode ser feito em uma data definida com antecedência.

Ficou claro para você o que são os fundos abertos e fechados, não é mesmo? Mas, com relação aos abertos, existe algo interessante: eles podem fechar para captação, a qualquer momento.

O gestor pode interromper as entradas, não sendo mais possível a realização de novos aportes, seja de cotistas ou de investidores interessados. Isso provoca dúvidas na mente de alguns investidores, mas você verá agora os motivos desse fechamento.

Por que um fundo fecha para captação?

Analisando a questão de uma maneira mais superficial, talvez você conclua que, quanto maior for o patrimônio do fundo, melhor para ele. No entanto, certas circunstâncias podem causar limitações, exigindo o fechamento do fundo para captação.

Por exemplo, o fundo pode estar em um momento de reestruturação da equipe. Em resultado disso, a capacidade de administrar a entrada de novos recursos fica reduzida. Além disso, pode ocorrer uma mudança de estratégia que exija o fechamento para novas captações.

Você tem dinheiro investido em um fundo e ele fechou para captação? Tenha em mente que, a princípio, isso não quer dizer que o fundo esteja com problemas. Inclusive, ele pode ter fechado justamente por estar com um bom desempenho, o que nos leva ao conceito de capacity.

Saiba mais sobre ele!

Capacity

Pense em uma família que tenha muitos bens e negócios. Talvez essas pessoas constituam uma holding patrimonial para melhorar a administração do patrimônio. Por que isso ocorre? Por que quanto maior é o patrimônio, mais complexo é administrá-lo.

O mesmo princípio se aplica a um Fundo de Investimento. Administrar R$1 bilhão é mais complexo do que administrar R$500 milhões. Afinal, a gestão de um fundo envolve tomar decisões relacionadas com a compra e a venda de ativos.

Nesse sentido, a gestão tem a capacity, ou capacidade, de lidar com um patrimônio de determinado volume. Caso ele cresça muito, a tendência é que o desempenho diminua.

Quando um fundo tem um bom desempenho, é natural que surjam novos investidores interessados em adquirir cotas. No entanto, a chegada de muitas pessoas e o aumento do patrimônio poderia tornar a gestão mais difícil e comprometer exatamente esse desempenho positivo.

O resultado seria a redução da performance, o que prejudicaria o investimento dos cotistas. Assim, o gestor pode entender que o ideal é fechar o fundo para captação, de modo a manter a qualidade.

O que é o fechamento para resgate?

Além do fechamento para captação, vale a pena entender também o fechamento para resgate. Em alguns casos, um fundo pode fechar, impedindo que os cotistas façam resgates. Isso geralmente ocorre quando o fundo (ou o mercado financeiro) enfrenta dificuldades relacionadas à liquidez.

Isso pode acontecer, por exemplo, em épocas de crise financeira, como a que começou em 2020. Em períodos de insegurança, os investidores costumam fazer resgates, mas os fundos podem não conseguir acompanhar a demanda.

O motivo é que a venda de ativos pode levar tempo, não sendo possível convertê-los em dinheiro imediatamente. Além da questão da liquidez, o fechamento para resgate pode proteger os investidores e o próprio patrimônio do fundo do efeito manada.

Em uma época de crise, muitas pessoas seguem a manada e resgatam seus investimentos por medo, sem racionalizar a decisão. Essa atitude costuma prejudicar a elas mesmas e a todo o mercado.

Por exemplo, em março de 2020, quando a crise começou, muitas pessoas venderam suas Ações. Isso derrubou o Ibovespa, e também resultou em prejuízo para muitos investidores. Se eles tivessem esperado, poderiam ter acompanhado a recuperação do índice menos de um ano depois.

Assim, vemos o quanto o efeito manada é prejudicial em diversas situações – inclusive quando o assunto são fundos de investimento. Por isso, o fechamento para resgate pode ser importante para minimizá-lo.

No entanto, tenha em mente que, antes de o fechamento do fundo ocorrer, convoca-se uma assembleia extraordinária, de modo que os cotistas possam ajudar a decidir o que será feito.

Como descobrir se um fundo está fechado para captação?

Esse tipo de consulta não é difícil de se fazer. Basta você acompanhar os informativos que o fundo divulga no mercado. Além disso, no próprio ambiente de investimento é possível verificar se um fundo está aberto ou fechado. Outra alternativa é identificar os fundos abertos e fechados para captação diretamente com a gestora.

Agora que você sabe por que um fundo fecha, fica fácil perceber que isso não é necessariamente ruim. Para quem participa de um fundo que fechou para captação, a iniciativa evidencia o cuidado da gestão para manter a qualidade!

Quer receber atualizações sobre o mercado financeiro e conteúdos exclusivos? Então assine a Pandhora News e saiba de tudo em primeira mão!

Até a próxima!

pandhora news

Posts relacionados

Deixe um comentário