Tecnologia e algoritmos: a evolução em prol dos seus investimentos

6 minutos para ler

Você já parou para pensar em como a tecnologia pode ser aplicada aos investimentos? É bastante comum associá-la às facilidades do dia a dia e ao desenvolvimento de empresas. Porém, ela também pode trazer benefícios para o investidor.

Nesse caso, uma das possibilidades é gerar melhores resultados com a aplicação de algoritmos desenvolvidos para realizar determinadas operações no mercado financeiro. Com isso, o investidor tem mais suporte para a tomada de decisão.

Quer saber mais sobre essa relação? Continue a leitura para entender como os algoritmos possibilitam a relação entre tecnologia e investimentos!

Qual o papel da tecnologia no dia a dia?

A tecnologia trouxe a transformação digital e modificou o mercado em geral. Diversos setores e nichos em todo o mundo passaram por mudanças, absorvendo as ferramentas e práticas mais modernas.

Ainda, ela trouxe impactos para a rotina das pessoas, com facilidade de comunicação, compras online e acesso fácil a informações. As contas digitais e a desburocratização dos procedimentos também aconteceram graças à tecnologia, assim como o maior acesso aos investimentos.

Para exemplificar como ela revolucionou o mercado, vale citar a companhia aérea Gol. Diante da queda dos resultados no setor aéreo, resultado da pandemia de Coronavírus, a empresa adotou medidas interessantes.

Ela utilizou o banco de dados para otimizar a ocupação das aeronaves, por meio da Inteligência Artificial (IA). Com isso, seus aviões ficaram com uso médio de 80%, contra a taxa média de 64% das demais companhias em todo o mundo.

Entretanto, a aplicação da tecnologia é ainda mais ampla. A Inteligência Artificial é um dos grandes diferenciais, pois ajuda na automatização de processos e tomada de decisões. Em complemento, o machine learning consegue trazer aprendizado para as máquinas.

Ou seja, ele permite que a IA tenha um aprendizado contínuo, a fim de melhorar seus resultados. Na Mastercard, por exemplo, o machine learning auxilia no combate a fraudes. Outras empresas usam a ferramenta para indicar produtos ou melhorar a experiência do consumidor.

Como a tecnologia é aplicada aos investimentos?

A tecnologia também faz diferença nos investimentos. Primeiramente, vale lembrar que muitos ativos são negociados e mantêm os registros digitais, dispensando a documentação física. Ao comprar uma Ação, por exemplo, você não recebe os papéis impressos.

O fim dos pregões ao vivo na bolsa de valores é o que permite isso. Hoje, tudo acontece com rapidez e online. Definitivamente, o uso de plataformas no lugar da presença de diversos operadores em um mesmo salão trouxe grandes impactos nas negociações.

A tecnologia oferece sistemas que permitem realizar as operações e armazenar os registros. Além disso, as pessoas podem acessar muitas informações e conhecimentos sobre ativos e o mercado financeiro de maneira fácil pela internet.

A comunicação com a corretora, assessoria, gestora e outros agentes de investimento também se tornou mais fácil. Cada vez mais os canais digitais são utilizados para isso, proporcionando agilidade e mobilidade nos contatos. Ou seja, o investidor passou a ter acesso mais fácil ao mercado financeiro.

Contudo, uma das principais evoluções — e revoluções — que a tecnologia trouxe para o universo dos investimentos é o uso dos algoritmos. Eles podem ser aplicados de diversas maneiras, mas se destacam quando se trata dos Fundos de Investimento Quantitativos ou Fundos Quant.

O que são os Fundos Quantitativos e qual o papel dos algoritmos?

Os Fundos Quantitativos contam com algoritmos para fazer análise de dados e tomar decisões sobre investimentos. Para isso, os códigos são baseados em modelos matemáticos e tecnologia avançada. O objetivo é detectar as oportunidades do mercado, considerando os objetivos do fundo.

Eles podem funcionar com ou sem intervenção humana, mas sempre contam com a tecnologia em sua estratégia. Assim, o algoritmo faz a análise de diversos dados, como histórico de mercado e dos ativos. Um gestor humano, sem ajuda, teria dificuldades para absorver tantas informações.

Logo, a tecnologia e os algoritmos são essenciais para o funcionamento desses fundos.

Quais as vantagens de um Fundo Quant?

Muitas vezes, o uso da tecnologia gera resistência. No entanto, os Fundos Quant podem trazer diversos benefícios para o investidor.

Confira alguns deles:

Decisões tomadas com base em dados

Você já viu que o algoritmo avalia os dados dos ativos e do mercado para tomar as decisões de compra e venda. Mas isso inclui outro diferencial: a ausência de emoção como fator que influencia a escolha. Algo que é muito difícil nas decisões humanas.

Nos Fundos Quant, as escolhas não consideram critérios subjetivos que são comuns nas decisões feitas pelos próprios investidores. Especialmente na renda variável, que ainda traz riscos e volatilidade, esse é um diferencial importante para a tomada de decisão.

Alta capacidade de processamento de dados

Uma das dicas essenciais ao escolher onde investir é avaliar os títulos e ativos. Porém, existem casos em que há um grande volume de dados que devem ser analisados. Isso ultrapassa a capacidade humana, limitando a análise feita.

Em um Fundo Quantitativo a barreira é superada. Os algoritmos conseguem analisar um grande volume de dados de maneira rápida. Portanto, ele tem um embasamento maior para fazer as escolhas sobre os ativos.

Baixa correlação com outras alternativas

Como as decisões são feitas baseadas no algoritmo, os Fundos Quant têm um comportamento diferente de outros investimentos. Por isso, eles tendem a ter baixa correlação com outros ativos ou fundos. Logo, há menos chances de que ele se comporte de maneira semelhante aos demais.

Um benefício importante aqui é que eles colaboram com a diversificação da carteira e o equilíbrio dos riscos. Assim, podem ajudar a ter mais segurança em seu portfólio de investimentos.

No entanto, é sempre essencial avaliar o seu perfil de investidor e os objetivos para determinar se um fundo é uma boa opção. Para escolher, avalie a gestão, o histórico e a estratégia utilizada para tomar as melhores decisões na sua carteira de investimentos.

Os Fundos Quant e outros avanços mostram como a tecnologia e os algoritmos podem ser utilizados a favor do investidor. Assim, eles trazem mais oportunidades para criar uma carteira sólida e diversificada!

Quer aprender mais sobre o assunto? Confira como funcionam os fundos com estratégia quantitativa!

Até a próxima!

pandhora news

Posts relacionados

Deixe um comentário