Títulos bancários: saiba o que são e quando vale a pena investir!

4 minutos para ler

Quem investe seu dinheiro se depara com uma infinidade de opções de aplicações financeiras. Se por um lado isso é bom, uma vez que dá ao investidor diversas alternativas, por outro pode gerar algumas dúvidas sobre qual a melhor opção para a sua necessidade.

Pensando nisso, vamos abordar neste post o que são os títulos bancários, uma importante categoria de investimentos para praticamente todos os investidores. Entenda a seguir o que são e quando vale a pena investir neles. Boa leitura!

O que são títulos bancários?

Os títulos bancários são uma forma pela qual os bancos conseguem captar recursos financeiros no mercado e assim dar continuidade a sua oferta de crédito aos seus clientes, seja por meio de financiamentos, empréstimos ou qualquer outra linha de crédito.

Os bancos emitem títulos com o intuito de que interessados os comprem. Com isso, quem investe em um título bancário está, na prática, emprestando seu dinheiro ao banco, que se compromete a devolvê-lo em determinado prazo com o acréscimo de parte dos juros cobrados dos clientes aos quais os valores foram repassados.

Os títulos bancários são classificados como investimentos de renda fixa. Dessa forma, sua rentabilidade é sempre conhecida no momento da aplicação. Contudo, essa rentabilidade pode ser calculada de duas formas: pré ou pós-fixada.

Nos títulos prefixados, o investidor sabe exatamente qual será seu retorno, independentemente do que aconteça. Já as opções de títulos pós-fixados atrelam a sua rentabilidade a algum índice do mercado, como os juros ou a inflação no período. Isso faz com que não seja possível conhecer qual será rentabilidade exata, já que pode haver oscilação nesses indicadores.

Quais os principais tipos de títulos bancários existentes no mercado?

Os interessados em investir em títulos bancários contam com uma boa variedade de opções disponibilizadas pelos bancos. Entre as mais populares estão os Certificados de Depósito Bancário (CDB), as Letras de Crédito Imobiliário ou do Agronegócio (LCI e LCA), a Letra Imobiliária Garantida (LIG) ou as Letras Financeiras (LF).

Todas essas opções funcionam a partir do mesmo princípio indicado no tópico anterior. De todo modo, cada uma delas conta com particularidades, como o valor mínimo de aplicação, o prazo de investimento, os impostos cobrados e até mesmo os setores da economia na qual o dinheiro aplicado será investido.

Quando investir em títulos bancários?

Os títulos bancários conseguem contemplar tanto a necessidade de investidores iniciantes quanto aqueles mais experientes, principalmente por serem um ótimo instrumento de diversificação da carteira.

Para isso, é importante que você considere suas metas ao investir e o quanto é possível aplicar. Dessa forma, fica mais fácil escolher quais os títulos mais adequados para a sua necessidade.

Quais as vantagens de se investir em títulos bancários?

As vantagens dos títulos bancários estão em combinar boa rentabilidade com baixo risco, na maioria dos casos. O retorno pago aos investidores costuma ser, de forma geral, maior que o oferecido pelos títulos públicos. Esse retorno maior funciona como uma espécie de compensação pelos riscos dos títulos bancários serem maiores que os presentes nos títulos emitidos pelo governo.

Ainda assim, os títulos bancários são consideradas uma forma de investimento de baixo risco, já que a maioria deles é coberta pelo Fundo Garantidor de Crédito (FCG), espécie de seguro que cobre depósitos de até R$250 mil por CPF em caso de problemas com a instituição financeira que emitiu o título.

Como você viu, os títulos bancários são uma classe de investimentos bastante comuns e utilizados por investidores de diversos perfis. Com uma boa procura, certamente será possível encontrar opções ideais desse tipo de aplicação de acordo com seu perfil de investidor.

Quer aprender mais sobre investimentos? Então assine a nossa newsletter!

Até a próxima!

assine nossa newsletter e fique sabendo de todas as novidades do mercado de fundos de investimento

Posts relacionados

Deixe um comentário